28 dezembro 2009

0

O fim do Planeta?


(Sei que todos já estão cansados de falar sobre aquecimento global, e coisas do género, mas não podemos deixar de lado um assunto tão importante.)
Desde a Revolução Verde, na década de 60, a questão ambiental passou a ser vista com interesse e preocupação pelos países, no início não passava de projetos para uma diminuição da poluição, mas com o agravamento dos problemas ambientais o tema da preservação passou a ser colocado em "prática"(não totalmente, mas teve início). Quando grupos de ambientalistas passaram passaram a divulgar dados que demonstravam que se nada fosse feito a continuidade da raça humana e do planeta estavam com tempo determinado para acabar, os governantes perceberam que teriam que tomar alguma posição.Afinal, se os indíces de poluição não tivessem uma redução, todos sofreriam as consequencias, não importanto se fossem ricos ou pobres.
Com a Revolução Verde pretendia-se ter um melhor aproveitamento do espaço, com a implantação de novas tecnologias, para uma maior produtividade. Só que essa nova "mentalidade" não trouxe todos os benefícios desejados, com o uso de novos maquinários ocorreu a compactação do solo, sem contar a formação de grandes propriedades, já que os governos de alguns países não disponibilizaram recursos para todos, além do que a busca desenfreada por maior produtividade levou ao uso irresponsável de agrotóxicos, causando uma maior poluição de lagos, rios, e do próprio solo.
Durante a década de 1990, ocorreram reuniões entre os países visando diminuir a emissão de gases poluidores, causadores do efeito estufa e da destruição da camada de ozônio, com a ocorrência intensa do primeiro, nosso plante passou a sofre com o aquecimento global descontrolado(já que o planeta por si só realiza um aquecimento natural e essencial para a manutenção da temperatura), causando derretimentos das calotas polares, elevação da temperatura, mudanças climáticas, gerando percas na agricultura. Já no segundo, o planeta perde sua proteção quanto a entrada de raios U.V.
Tanto os países ricos e "desenvolvidos", quanto outros emergentes, assinaram o Protocolo de Kyoto, para tentar reduzir suas taxas de emissões de monóxido de carbono(famoso "CO2"), porém os dois maiores poluidores se recusaram, China e EUA, alegando que prejudicariam suas economias, ocorrendo recessões em seu crescimento. Mas após a insistência internacional e de ambientalistas locais, aceitaram tentar diminuir suas taxas até 2020...mas isso é passado, ainda tem que se analisar as possivéis consequências do já encerrado encontro em Copenhagen.
Muitos não acreditam que nosso planeta tem salvação, após anos de exploração irresponsável, não acreditam poder reverter os problemas atuais, mas se todos fizerem o possível para melhorar, trocarem suas fontes de energia poluidoras por outras renováveis, poderemos não mudar o quadro por completo, as alcançar uma "sobre-vida" enquanto tentamos nos adaptar ao modo ecológico de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário